Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese






Partilhe esta Página

Estética, Saúde e Beleza



Total de visitas: 3035
A pele
A pele

O manto protetor do corpo

 

Todo programa de beleza deve começar por tratar, primeiramente, o órgão do corpo humano que melhor reflete o estado de saúde do organismo e mais chama a atenção de todos: a pele.

 

Quando a pessoa esta de bem com a vida, e sente-se feliz, saudável e bonita, é na sua pele que isso se reflete.

 

A pele, é o maior órgão do corpo humano, é um dos poucos capazes de estampar os estados emocionais, de saúde e ainda os hábitos de vida de uma pessoa.

 

Basta pensar que alguns médicos desconfiam de certos diagnósticos depois de observar a pele de seus pacientes.

 

São tantas s funções e responsabilidades da pele que não da para pensar no programa de beleza, saúde e bem estar, como que propõem esta guia, sem antes conhecer e saber como cuidar deste fantástico manto protetor do corpo humano.


est


Cada camada, uma função


epiderme, é a camada mais superficial da pele, a que fica em contato direto com o exterior. Compostas por células ricas em queratina (queratinócitos), a epiderme esta continuamente renovando-se, de dentro pra fora.Em seu interior esta as células pigmentares que produzem melanina, a substancia que da a cor a pele: quanto mais escura a pele mais melanina possui. A melanina é conhecida como o filtro solar natural, porque é ele que sob os raios do sol, produz bronzeamento.


derme é a camada média, onde estão as fibras de elastina que lhe dão elasticidade e de colágeno que a estruturam, os nervos que lhe dão sensibilidade, as glândulas sebáceas, que a hidratam e as glândulas sudoríparas que regulam a temperatura do corpo.


hipoderme é a camada mais profunda formada por células gordurosas e vasos sanguíneos. Sua função é regular a temperatura do organismo e delinear as formas do corpo. Diante de tantas atribuições, a pele realmente merece todas as atenções: precisa diariamente ser protegida, nutrida e muito bem hidratada.

 


 

Classificação do Biotipo Cutâneo

 

 

 Antes de realizar qualquer procedimento é necessário obsevar as características da pele do cliente, a fim de definir seu biótipo cutâneo. Utiliza-se exames visual, palpação tátil e lupa, tendo sido anteriormente realizada a higienização da face, do pescoço e do colo.

 

A classificação mais utilizada diferencia os biótipos cutâneos de acordo com suas características.

 

Pele eudérmica (normal): caracteriza-se por apresentar secreção sudorípara e sebácea equilibrada, coloração e textura normais, boa elasticidade, boa hidratação e óstios finos.

 

Pele Alípica (seca): caracteriza-se por apresentar espessura fina, opaca, secreção sebácea insuficiente, sensibilidade, ao contato com cosméticos abrasivos, tendência ao aparecimento de linhas de expressão e óstios pouco visíveis.

 

Pele alípica desidratada: caracteriza-se por apresentar textura áspera, espessura fina, pouca resistência, descamação frequente, secreção sebácea e sudorípara diminuída, teor hídrico insuficiente e tendência maior a rugas.

 

Pele lípica (oleosa): caracteriza-se por apresentar óstios, dilatados, hiperatividade das glândulas sebáceas, aspecto brilhante, espessa, com tendência a lesões como comedão e millium.

 

Pele lipídica desidratada: caracteriza-se por apresentar secreção sebácea, aumentada e sudorípara diminuída, espessa, com tendência e descamação e rugas.

 

Pele lipídica seborréica: caracteriza-se por apresentar secreção sebácea extremamente aumentada, lesões com tendência ao estado acneico e aspecto untoso.

 

Pele lipídica acneica: caracteriza-se por acrescentar manifestações inflamatórias devido á hiperatividade das glândulas sebáceas, sendo diferenciada pela predominância de suas lesões cutâneas.

 

Pele mista: caracteriza-se por apresentar oleosidade e óstios visíveis na região do nariz, testa e mento (zona T); nas laterais da face a pele apresenta-se eudérmica ou alípica, pode apresentar também uma tendência oleosa ou seca.


Limpeza de pele


No início de um tratamento estético facial, é necessário realizar previamente uma limpeza de pele.


A técnica utilizada baseia-se no biótipo cutâneo, de acordo com as características individuais.Primeiramente deve-se observar a ficha de avaliação do cliente, para selecionar os cosméticos adequados e definir a prioridade da limpeza de pele, como extração de lesões acneicas, por exemplo.


Quando o cliente estiver adequadamente acomodado, iniciam-se os seguintes procedimentos, nesta exata ordem: higienização, esfoliação, tonificação, emoliente, extração, massagem (opcional), máscara e finalização.


lim


Higienização


Aplicar demaquilante nas áreas dos olhos e da boca, sabonete ou loção de limpeza com movimentos circulares em toda face, pescoço e colo e, em seguida, retirar com algodão e água filtrada. Por meio desse procedimento, são retiradas as sujidades e a oleosidade excessiva da pele.


Esfoliação


Aplicar o esfoliante na face, no pescoço e no colo, com movimentos circulares e retirar com algodão e água filtrada. Há a remoção de células mortas queratinizadas. A escolha do esfoliante, mais ou menos abrasivo, depende do biótipo cutâneo. Quanto maior a abrasão, maior o afinamento da pele. Existem esfoliantes físicos que, por meio de grânulos e movimentos circulares, realizam a remoção. Os esfoliantes químicos utilizam substancias ácidas e os mecanismos fazem a remoção e o afinamento por meio de dermoabrasão, laser etc.



A técnica de gomagem também é utilizada em uma limpeza de pele, casa a pele do cliente seja sensível. Trata-se da aplicação de uma goma vegetal, cuja retirada se dá por meio de movimentos de fricção. Os resíduos restantes são retirados com água filtrada.


Um órgão completo


Formado por três camadas de pele (epiderme, derme, hipoderme), a pele é uma verdadeira barreira de proteção do organismo, pois controla a temperatura e resguarda o corpo contra agressões externas, absorve e elimina as substancias e medicamentos, faz as síntese da vitamina D, captas sensações de dor e prazer e ainda possui mecanismos de defesa imunológicas contra infecções e doenças.

 

 

Cuidados diários

 

 

  • Limpar e hidratar a pele diária mente
  • Usar protetor solar todos os dias, especialmente no rosto, colo e mãos. Na praia, não se esquecer de passar nas orelhas e nos pés.
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia. A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e a saúde da pele.
  • Alimentar-se equilibradamente, comendo verduras, frutas e alimentos ricos em fibras, cujo benefício para o corpo se reflete também na pele.
  • Praticar exercícios regularmente, pois queimam calorias, ativam a circulação elevam mais nutrientes a pele.